Também conhecido como fobia social, o transtorno da ansiedade social corresponde à dificuldade que uma pessoa tem de interagir socialmente, apresentar um trabalho em público ou comer na frente de outras pessoas. Isso acontece por medo de ser julgada, sentir-se humilhada ou das outras pessoas notarem suas fraquezas.
Esse transtorno costuma ser bastante incapacitante e pode interferir no desempenho profissional e relacionados ao contato social. Tudo isso pode acarretar em outros transtornos psicológicos, como depressão grave e agorafobia, que é o medo de permanecer em locais abertos, fechados ou ficar dentro de uma multidão.
Os sintomas apresentados por pessoas que sofrem com o transtorno de ansiedade social ficam são: aumento dos batimentos cardíacos, aumento da frequência respiratória, rosto vermelho, tremedeira, voz trêmula, tensão muscular, náusea, tontura e suor excessivo.
O tratamento para o transtorno da ansiedade social é feito principalmente com sessões de terapia, realizada por um psicólogo ou pelo psiquiatra com o objetivo de ajudar a pessoa a descobrir a razão pela qual não consegue interagir ou agir de maneira natural na frente de outras pessoas e, assim, ajudá-la a ultrapassar essas barreiras.
Outra vantagem da terapia é que ela serve para que o paciente não tenha mais pensamentos negativos, comuns nas crises de ansiedade social, fazendo com que a pessoa enxergue as coisas sem muitas preocupações e melhorando a sua qualidade de vida.
Ainda vale ressaltar que, dependendo do grau de ansiedade social apresentado pela pessoa, pode ser recomendado o uso de medicamentos para diminuir os sintomas de ansiedade, principalmente quando os sintomas atrapalham a qualidade de vida da pessoa.