Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade ou outros problemas físicos.
Os principais tipos de transtorno alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns: uma intensa preocupação como o peso e o medo excessivo de engordar.
Anorexia
A anorexia se caracteriza principalmente pela recusa do indivíduo em manter um peso mínimo esperado para a idade e a altura, com a restrição do comportamento alimentar, pelo temor excessivo em ganhar peso, e pela distorção da percepção da imagem corporal.
A autoestima da pessoa anoréxica está relacionada à forma corporal e ao peso. Dessa maneira, a perda de peso é vista como uma conquista e autodisciplina, enquanto o ganho de peso é considerado um fracasso do autocontrole.
Bulimia
A bulimia é caracterizada por compulsões alimentares periódicas, ou seja, a ingestão de uma grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo, seguidas de métodos compensatórios inadequados, como vômitos auto-induzidos, uso inadequado de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios em excesso. Tudo isso para evitar o ganho de peso.
Tratamento para Transtornos Alimentares
O tratamento dos Transtornos Alimentares busca restaurar o comportamento alimentar adequado e restabelecer o peso considerado normal para a idade e a altura do indivíduo. O
Por serem quadros de extrema complexidade, eles requerem um tratamento realizado por equipe multiprofissional, com psiquiatra, psicólogo, nutricionista e endocrinologista.
O psiquiatra poderá medicar o paciente de acordo com patologia original e as comorbidades mentais, a fim de resgatar o equilíbrio do humor. O processo psicoterápico auxilia na recuperação da auto estima, oferecendo um caminho de descoberta das causas dos sintomas, possibilitando o lançamento de estratégias e habilidades para melhor lidar com os desequilíbrios emocionais.